O grande inquisidor, nova montagem do Ágora Teatro, que fica em cartaz, de sexta a domingo, até 24 de julho, coloca no palco um dos conflitos mais quentes dos últimos tempos no país – a influência da religião sobre o Estado e a política. A peça, que faz parte da Trilogia do Subterrâneo, é baseada em capítulo homônimo da obra de Fiódor Dostoiévsk, parte do livro Irmãos Karamasov (1879-1880), materializa o monólogo vivido por um cardeal de Sevilha na época da grande inquisição. Nela, o clérigo julga e condena Jesus Cristo reencarnado. “Essa segunda parte da Trilogia revela-se assustadoramente contemporânea. Dominação e liberdade são temas que voltaram a ter importância no nosso cotidiano e a profundidade com que Dostoiévsk trata dessas questões em O Grande Inquisidor nos domina e nos liberta para um tratamento nada maniqueísta dessa contradição”, explica Celso Frateschi, que interpreta o personagem sem nome que vivencia a três peças que compõem a Trilogia.
A Trilogia do subterrâneo – há coisas que o homem tem medo de revelar até mesmo a si próprio – é fruto da parceria entre Celso e do diretor Roberto Lage. Composta por três peças – O sonho de um homem ridículo, que estreou em 11 de março, O grande inquisidor e O subsolo, parte final, que estreia no dia 29 de julho – foi baseada em três histórias do escritor russo Fiódor Dostoiévsk. Na narrativa, Frateschi vive o homem desconhecido desses três momentos importantes de sua história. "Dostoiévski questiona a própria existência do homem e suas relações. Mergulha fundo no subsolo de sua consciência e o revela sem nenhum filtro moralista, em todas as suas possibilidades. Nessa abordagem múltipla mostramos nossos limites e a necessidade de superá-los. No palco, trabalhamos para criar um espetáculo de extrema qualidade artística, feito com esmero e delicadeza para atingir plenamente os corações e a mentes da plateia”, diz Frateschi.
Responsável pela adaptação das três obras, Celso conta que essa é uma história comovente, que envolve e faz pensar que nossas vidas podem ser
melhores e bem mais prazerosas. Tudo isso em um espaço confortável e aconchegante, apropriado para o espetáculo: “O Ágora Teatro produz espetáculos que não subestimam a inteligência e a sensibilidade de quem os assiste”, finaliza.
Serviço:
O que: TRILOGIA DO SUBTERRÂNEO – PARTE 2 – O grande inquisidor
Estreia: 13 de maio
Em cartaz até 24 de julho
Apresentações: sextas às 21h30, sábados às 21h00 e domingos às 19h
Local: Ágora Teatro
Endereço: Rua Rui Barbosa 664, Bela Vista – SP
Telefone: (11) 3284-0290
Preços: R$ 60,00 e R$30,00 (meia)
Duração: 55 minutos
Capacidade: 50 lugares
Acessibilidade: sim
<< Notícias anteriores